O Geomarketing é uma das estratégias mais eficazes para quem deseja atingir seu público-alvo com sucesso, aumentando as chances de converter as vendas de sua empresa. Confira aqui neste artigo, o que é essa ferramenta e como pode ajudá-lo nas estratégias de marketing de sua empresa na internet.
O que é Geomarketing e para que serve?
O Geomarketing é uma ferramenta de marketing utilizada para analisar a situação de um negócio através da localização exata de clientes, pontos de venda, filiais, concorrência, tipos de clientes de acordo com a faixa etária e interesses, entre outros, localizando-os em um mapa digital ou impresso por meio de símbolos e cores.
O mapa digital permite que comerciantes ou proprietários de negócios analisem dados por região geográfica (por exemplo, uma área suburbana que faz fronteira com uma grande cidade) ou a localização física específica (como uma determinada loja, ensaio gestante estúdio de fotografia zona sul, restaurante, etc.).
A tecnologia digital de hoje, com dados de localização disponíveis por meio de mídia social e dispositivos móveis, ajuda essa abordagem de marketing a continuar crescendo em poder e capacidade.
Quem deve usar o Geomarketing?
As empresas mais bem colocadas para usar o geomarketing são aquelas com mais acesso aos dados de localização, como empresas de telefonia celular e outras operadoras de telefonia móvel.
No entanto, o geomarketing pode ser usado por praticamente qualquer tipo de negócio, já que a tecnologia digital o tornou acessível para implementação até mesmo para pequenas, médias e grandes empresas.
Que tipo de cliente é alcançado com o Geomarketing?
Saiba quais os tipos de clientes são alcançados em uma estratégia de Geomarketing:
Clientes locais
Por exemplo, uma loja de bolsas, você deseja anunciar uma venda, pode usar o geomarketing para identificar clientes em uma hora para fins de envio dos itens. Enquanto isso, quando uma empresa está tentando se expandir para um novo local, o geomarketing pode dizer a ela em quais áreas eles têm a maior demanda por produtos ou serviços dessa empresa ou determinar os melhores lugares para comprar anúncios, com base em nos locais de padrões de residência e tráfego de sua base de clientes.
Clientes da Internet
Os compradores online transmitem a localização geográfica de seu computador por meio de seu endereço IP.
O site de uma empresa pode usar essas informações para exibir suas páginas no idioma do usuário (por exemplo, após detectar um endereço IP alemão, a empresa exibe sua página em alemão em vez de inglês).
Os mecanismos de pesquisa podem classificar certos resultados com base na proximidade da localização do usuário. Por exemplo, se um restaurante em BH. Faz anúncios contextuais, você pode garantir que esses anúncios sejam exibidos apenas para usuários em Belo Horizonte – Minas Gerais, em vez de atingir usuários que não estão perto desta cidade.
Usuários de dispositivos móveis
Os consumidores podem receber descontos, cupons eletrônicos e outros tipos de ações de marketing com base em sua localização a qualquer momento. Há programas que detectam se o dispositivo móvel de um assinante está dentro de certa “barreira geográfica” que circunda uma confeitaria participante e envia a ele uma oferta.
Usuários de mídia social
Muitas plataformas de mídia social permitem que os usuários “façam check-in” em vários locais, como um café ou restaurante local. Essas empresas podem enviar ofertas especiais para esses tipos de usuários.
Como uma empresa pode usar o Geomarketing?
Em um plano de geomarketing, os dados do cliente são armazenados em bancos de dados da empresa, coletados de uma variedade de fontes (transações online, dispositivos móveis, cartões do clube, oportunidades de vendas, respostas por e-mail, assinaturas, cartões de garantia, fontes de terceiros, etc.), esses dados se aplicam a um ou mais mapas digitais.
Os dados são usados, de acordo com objetivos de negócios específicos, como identificar a localização de clientes existentes para uma nova promoção ou identificar variações regionais nos resultados de uma promoção estabelecida.
Por meio da aplicação de diferentes ferramentas de análise e associação cuidadosa de conjuntos de dados, as principais oportunidades de estratégia de mercado podem ser identificadas.
O geomarketing mostra detalhes dos clientes, seus perfis, quais os diferentes segmentos e como esses clientes estão distribuídos em uma região e que tipo de participação de mercado à empresa possui em comparação com seus concorrentes.
Quais são os benefícios do geomarketing?
Entre seus principais benefícios, podemos destacar:
- Otimização do investimento em ações de marketing.
- Maior conhecimento dos mercados e capacidade de concentrar esforços em determinados segmentos de mercado.
- Projeta áreas de vendas, rotas de despacho, rotas de merchandising e rotas de coleta.
- Visualize as vendas por cliente, área de vendas, setores, freguesias, municípios, vilas, Estados e nação, que serve de insumo para a análise de vendas.
- Identifica pontos de venda, escritórios, filiais, distribuidores, concorrência, etc.
- Localiza escritórios mais próximos, análise de rotas ideais e alternativas.
- Determine a área de influência para especificar a população que está sendo coberta.
- Responde a perguntas como: A localização atual da minha empresa é ideal? Onde uma nova filial pode ser localizada? Onde fazer uma campanha publicitária?
- Análise do potencial de mercado – residências por faixa de renda.
- Agrega valor aos processos de marketing direto ou atendimento ao cliente.
Espero que as informações compartilhadas possam ajudá-lo a começar a pensar se esta ferramenta pode ser utilizada para complementar sua estratégia de marketing digital e vendas para seu negócio ou empresa.